Foto: Charles Guerra (Diário)
Termina, nesta quinta-feira, o prazo para pagamento do IPVA com desconto de até 22,4%. No mesmo dia, encerra-se o prazo para os motoristas que quiserem habilitar o parcelamento. A primeira parcela deve ser paga nesta data, e as duas outras devem ser pagas em fevereiro e março.
Banco do Brasil permite pagamento de IPVA pelo WhatsApp
Recebem o desconto máximo no pagamento aqueles motoristas que somarem as vantagens dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. O desconto do Bom Motorista garante abatimentos conforme o período sem infrações no trânsito: 15% para os condutores sem multas nos últimos três anos, 10% para quem não é multado há dois anos e 5% para quem está há um ano sem infrações.
Já o desconto do Bom Cidadão varia conforme a participação dos proprietários de veículos no programa Nota Fiscal Gaúcha: 5% para quem acumulou no mínimo 100 notas fiscais registradas, 3% para aqueles que registraram entre 41 e 99 notas e 1% para quem cadastrou de uma a 40.
Até o momento, a Receita Estadual já contabilizou 1.111.577 veículos com o IPVA quitado, o que resulta em R$ 949 milhões de arrecadação bruta.
Santa Maria terá leilão de 813 veículos e sucatas com lances iniciais a partir de R$ 500
Desde o calendário passado, a Secretaria da Fazenda não envia cartas aos contribuintes via Correios, visando a modernização, sustentabilidade e economia. Para garantir o recebimento das informações, os donos dos veículos devem cadastrar os e-mails no site do IPVA, clicando aqui, ou no da Receita Estadual.
IPVA 2019
- Quem paga: todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2000
- Como pagar: apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Juntamente com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento e multas de trânsito, se existirem
- Onde pagar: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes).